O uso da Tecnologia Assistiva e a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais

Autores/as

  • Luan Pazzini Mendonça Faculdade QI Brasil

Palabras clave:

Necessidades educativas especiais, Tecnologias assistivas, Pesquisa Científica, Universidades Públicas Brasieliras

Resumen

A constante evolução das novas tecnologias traz desafios para todos, especialmente para pais e educadores. Ao mesmo tempo que apresentam benefícios, esse avanço modifica a todo instante o modo de viver do ser humano. Pensando no exposto acima, essa pesquisa tem como objetivo analisar quais são as possibilidades apresentadas pelas produções científicas desenvolvidas nas Universidades Públicas brasileiras, de 2016 a 2020, referente à utilização da Tecnologia Assistiva (TA) como forma de inclusão para alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE). O estudo aborda ainda uso da TA e qual o seu papel na inclusão de alunos com NEE. Além de conhecer essas tecnologias, se fez necessário compreender as suas classificações e categorias, mostrando como elas estão inseridas na rotina escolar. Também foi abordado o papel da TA na educação e as barreiras enfrentadas para que se tenha acesso aos seus recursos. As pesquisas analisadas denunciam a falta de investimento em pesquisa científica no Brasil. Mostram a luta existente em diversos campos sociais, com o objetivo de promover a inclusão como forma de ver e de interagir com alunos com NEE. Por meio das pesquisas foi possível concluir que é essencial propor novas formas de ensino e aprendizagem por meio do uso de Tecnologia Assistiva. Conclui-se também que o uso de TAs proporcionam novas formas de viver para aqueles que outrora foram segregados, sejam eles alunos com NEE permanente ou temporária, auxiliando-os a participar da vida social.

Biografía del autor/a

Luan Pazzini Mendonça, Faculdade QI Brasil

Pós Graduando na FAQI

Publicado

2023-04-28

Cómo citar

Mendonça, L. P. (2023). O uso da Tecnologia Assistiva e a inclusão de alunos com Necessidades Educativas Especiais. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, 15(2), 15. Recuperado a partir de https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/128