EDUCACIÓN ORIENTADA A DATOS

EDUCACIÓN ORIENTADA A DATOS

Autores/as

  • Wilson de Oliveira da Costa QI Faculdade e Escola Técnica
  • Júlia Gularte QI Faculdade e Escola Técnica

Resumen

Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir o uso estratégico de Business Intelligence
(BI) no contexto educacional, evidenciando como práticas de coleta e análise de dados, por
meio de ferramentas acessíveis como Zoho Survey e Zoho Analytics, podem transformar a
gestão pedagógica e fortalecer a cultura de dados nas instituições de ensino. Fundamentado
em uma abordagem prática, colaborativa e adaptada à realidade escolar, o estudo contempla
desde a criação de pesquisas personalizadas até a visualização e interpretação de indicadores
que subsidiam decisões mais assertivas, inclusivas e alinhadas às necessidades reais dos
estudantes. A partir de oficinas realizadas com educadores, foram exploradas etapas
essenciais como definição de objetivos, elaboração de instrumentos, exportação e análise dos
dados consolidando uma metodologia que valoriza o protagonismo docente, a personalização
da aprendizagem e a gestão responsiva por evidências. Assim, o artigo contribui com subsídios
técnicos e conceituais para profissionais da educação interessados em implementar soluções
digitais com foco em inovação, inteligência analítica e melhoria contínua dos processos
pedagógicos.

Archivos adicionales

Publicado

2025-08-08

Cómo citar

de Oliveira da Costa, W., & Gularte, J. (2025). EDUCACIÓN ORIENTADA A DATOS: EDUCACIÓN ORIENTADA A DATOS. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, 18(1). Recuperado a partir de https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/260