EDUCACIÓN ORIENTADA A DATOS
EDUCACIÓN ORIENTADA A DATOS
Resumen
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir o uso estratégico de Business Intelligence
(BI) no contexto educacional, evidenciando como práticas de coleta e análise de dados, por
meio de ferramentas acessíveis como Zoho Survey e Zoho Analytics, podem transformar a
gestão pedagógica e fortalecer a cultura de dados nas instituições de ensino. Fundamentado
em uma abordagem prática, colaborativa e adaptada à realidade escolar, o estudo contempla
desde a criação de pesquisas personalizadas até a visualização e interpretação de indicadores
que subsidiam decisões mais assertivas, inclusivas e alinhadas às necessidades reais dos
estudantes. A partir de oficinas realizadas com educadores, foram exploradas etapas
essenciais como definição de objetivos, elaboração de instrumentos, exportação e análise dos
dados consolidando uma metodologia que valoriza o protagonismo docente, a personalização
da aprendizagem e a gestão responsiva por evidências. Assim, o artigo contribui com subsídios
técnicos e conceituais para profissionais da educação interessados em implementar soluções
digitais com foco em inovação, inteligência analítica e melhoria contínua dos processos
pedagógicos.
Archivos adicionales
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Categorías
Licencia
Derechos de autor 2025 REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA

Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Ao submeter um artigo para a REFAQI o autor permite que o direito de publicação de artigos aprovados e publicados seja transferido automaticamente à REFAQI, permitindo a publicação do artigo nesta revista e também o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria, de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que indica o seguinte: este é um artigo de Acesso Aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Os autores devem, através da consulta ao sistema, preencher a “Declaração de Responsabilidade, Concordância com Licença de Publicação e com Licença de Acesso Aberto”. O autor que submete o artigo preencherá esta declaração em nome dos demais autores. Neste sentido, recomendamos a leitura deste documento por todos os autores do artigo.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.