As metodologias ativas podem contribuir com a participação dos alunos e sua retenção?

Autores/as

  • Marcelo Alves de Souza Faculdade QI Brasil - FAQI

Palabras clave:

Metodologias Ativas, Alunos, Educação

Resumen

O presente artigo científico propõe os conceitos da metodologias ativas e suas aplicações em uma instituição de ensino técnico e tecnólogo no Rio Grandes do Sul, norteada pelo objetivo geral em identificar e analisar as metodologias ativas para engajamento dos alunos em aulas on line ou presencial no ensino técnico e tecnólogo, assim identificando conceitos atuais e relevantes e o desenvolvimento de um framewok (quadro teórico) embasado pelos conceitos teóricos e assim interagindo a metodologia de estudo de caso, com a elaboração de uma pesquisa de campo com a visão dos alunos. Com esta pesquisa contribuiu para o debate para aplicações das metodologias ativas e o papel do aluno como centro do processo e o professor como seu “consultor/ coach e orientador” e assim permeando uma combinação e sincronia para manutenção do aluno na sala de aula, redução da evasão, e seu desenvolvimento social e profissional.

Biografía del autor/a

Marcelo Alves de Souza, Faculdade QI Brasil - FAQI

Msc. Engenharia Produção e Sistemas, Professor e Tutor presencial/Gestor. Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/4136708521106783

Publicado

2020-12-23

Cómo citar

de Souza, M. A. (2020). As metodologias ativas podem contribuir com a participação dos alunos e sua retenção?. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, 8(2), 16. Recuperado a partir de https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/54