A Construção do Significado de Consumo no mercado de águas engarrafadas

Autores/as

  • Mirela Jeffman Dos Santos Faculdade QI Brasil

Palabras clave:

Significados de consumo., Água engarrafada., Modelo de McCracken.

Resumen

Os significados de consumo vêm sendo pesquisados desde a década de oitenta. Dentre os pesquisadores da área, destaca-se o estudo de McCracken (1986), que atribuiu ao significado a característica da mobilidade. O presente estudo utiliza como base o modelo do autor para analisar significados de consumo e avaliar o seu processo de construção. Para proceder com esta análise, a água engarrafada foi escolhida como objeto de estudo. Por meio de uma pesquisa de campo qualitativa exploratória, na qual nos utilizou-se de materiais publicitários de marcas de água e de entrevistas semiestruturadas com consumidores, constatou-se a relação entre as vivências passadas e os hábitos atuais de consumo, a ausência de preferências por marcas e construções simbólicas associadas ao consumo da água engarrafada.

Biografía del autor/a

Mirela Jeffman Dos Santos, Faculdade QI Brasil

Doutora e Mestre em Administração. Especialista em Docência Universitária na
Contemporaneidade. Professora Universitária. 

Publicado

2020-12-23

Cómo citar

Dos Santos, M. J. (2020). A Construção do Significado de Consumo no mercado de águas engarrafadas. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, 8(2), 19. Recuperado a partir de https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/50