USO DE LA INTELIGENCIA ARTIFICIAL COMO HERRAMIENTA DE INCLUSIÓN DIGITAL EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR A DISTANCIA

BUENAS PRÁCTICAS PARA DOCENTES CON CHATGPT

Autores/as

  • Carmem Lucia Castro da Cruz QI Faculdade e Escola Técnica
  • Jaime Gross Garcia

Resumen

A Educação a Distância (EaD) tem desempenhado um papel fundamental na ampliação do acesso ao ensino superior, especialmente para estudantes adultos com baixa familiaridade tecnológica. No entanto, a inclusão digital ainda representa um desafio relevante para essa modalidade. Este artigo propõe um modelo de boas práticas para o uso da Inteligência Artificial, com ênfase no ChatGPT, como ferramenta de apoio à mediação pedagógica e ao desenvolvimento do letramento digital no ensino superior EaD. A partir de uma revisão teórica e
análise crítica, discute-se o potencial e as limitações da IA na educação, apresentando sugestões práticas voltadas a docentes. O modelo visa promover a autonomia discente, a personalização da aprendizagem e a inclusão digital, destacando a importância da formação continuada dos professores e do uso ético da tecnologia. O estudo contribui para a linha de pesquisa da Faculdade QI Brasil, “Soluções Tecnológicas para Problemas Sociais e Empresariais”, ao evidenciar o papel da IA na transformação educacional com impacto social. Os resultados indicam que a integração pedagógica, ética e apoiada por formação docente do  ChatGPT pode reduzir barreiras tecnológicas, promover o letramento digital e fortalecer autonomia e a permanência de estudantes adultos no Ensino Superior EaD. a as EA;

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Publicado

2025-08-08

Cómo citar

Lucia Castro da Cruz, C., & Gross Garcia, J. (2025). USO DE LA INTELIGENCIA ARTIFICIAL COMO HERRAMIENTA DE INCLUSIÓN DIGITAL EN LA EDUCACIÓN SUPERIOR A DISTANCIA: BUENAS PRÁCTICAS PARA DOCENTES CON CHATGPT. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, 18(1). Recuperado a partir de https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/265

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