CONFLITO, GESTÃO E FALÊNCIA NUMA EMPRESA FAMILIAR

Autores/as

  • Daniele Jung Guimarães Faculdade QI Brasil

Palabras clave:

Empresa Familiar, Falência, Conflito, Gestão, Família

Resumen

Este artigo tem por objetivo tratar das implicações de prováveis conflitos ocorridos, bem como as causas da falência de uma empresa familiar. Por se tratar de um tema da atualidade de muita relevância no ramo dos negócios e pesquisas do SEBRAE (2007) apontam que 60% das empresas familiares vão à falência antes de completar quatro anos e têm um papel relevante no desenvolvimento econômico e social do país. São grandes geradoras de emprego. Busca-se tratar, através de uma revisão da literatura especializada, os elementos que influenciam entre empresa, família e conflito. Com ênfase na gestão da empresa familiar, bem como na pesquisa de campo analisar se houve conflito empresa-família, fatores na gestão e se isto foi determinante para o fechamento da mesma. A conclusão deste estudo visa apontar os motivos que levaram esta determinada empresa à falência. O assunto ainda aponta situações ocorridas na gestão que podem ser levados em consideração para outra não pecar nestas falhas que muitas vezes passam despercebidas pelos empresários.

Biografía del autor/a

Daniele Jung Guimarães, Faculdade QI Brasil

Aluna do curso de Pós Graduação em Gestão Estratégica de pessoas e negócios, da Faculdade QI Brasil (FAQI). Gravataí, 2021.

Publicado

2021-12-23

Cómo citar

Guimarães, D. J. (2021). CONFLITO, GESTÃO E FALÊNCIA NUMA EMPRESA FAMILIAR. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, 11(3), 21. Recuperado a partir de https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/25