UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DO LEAN OFFICE PARA MELHORIA DOS PROCESSOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – UM ESTUDO DE CASO

Autores/as

  • Eduardo Reus Souza Faculdade QI Brasil - FAQI

Palabras clave:

Comissão Própria de Avaliação (CPA), Lean Office, Lean Manufacturing, Fluxo de Valor

Resumen

A busca pela redução no desperdício de insumos nos processos das instituições é um tema que deve ser constantemente trabalhado e em instituições de ensino superior (IES) isso não é diferente. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo de caso realizado junto à comissão própria de avaliação (CPA) de uma instituição de ensino superior localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que buscou melhorar seus processos e diminuir o desperdício de seus insumos nos processos de avaliação institucional identificados através do mapeamento do fluxo de valor (VSM) aplicando os conceitos do Lean Office, um refinamento do Lean Manufactoring. Este artigo se propõe a apresentar uma revisão da literatura sobre os temas abordados, apresentar o método de pesquisa e de aplicação do Lean juntamente com a análise dos resultados e conclusões da pesquisa sugerindo ao final propostas de projetos futuros, uma vez que existe uma baixa produção bibliográfica em relação ao Lean Office aplicado no segmento de educação.

Biografía del autor/a

Eduardo Reus Souza, Faculdade QI Brasil - FAQI

Graduado em Desenvolvimento de Sistemas, Especialista em gestão de projetos e formação pedagógica, mestrando em Engenharia de Produção e Sistemas.

Publicado

2018-08-23

Cómo citar

Reus Souza, E. (2018). UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DO LEAN OFFICE PARA MELHORIA DOS PROCESSOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – UM ESTUDO DE CASO. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, 3(1), 523. Recuperado a partir de https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/113