UTILIZAÇÃO DAS FERRAMENTAS DO LEAN OFFICE PARA MELHORIA DOS PROCESSOS DA COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO DE UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR – UM ESTUDO DE CASO
Keywords:
Comissão Própria de Avaliação (CPA), Lean Office, Lean Manufacturing, Fluxo de ValorAbstract
A busca pela redução no desperdício de insumos nos processos das instituições é um tema que deve ser constantemente trabalhado e em instituições de ensino superior (IES) isso não é diferente. Neste contexto, este artigo apresenta um estudo de caso realizado junto à comissão própria de avaliação (CPA) de uma instituição de ensino superior localizada em Porto Alegre, Rio Grande do Sul, que buscou melhorar seus processos e diminuir o desperdício de seus insumos nos processos de avaliação institucional identificados através do mapeamento do fluxo de valor (VSM) aplicando os conceitos do Lean Office, um refinamento do Lean Manufactoring. Este artigo se propõe a apresentar uma revisão da literatura sobre os temas abordados, apresentar o método de pesquisa e de aplicação do Lean juntamente com a análise dos resultados e conclusões da pesquisa sugerindo ao final propostas de projetos futuros, uma vez que existe uma baixa produção bibliográfica em relação ao Lean Office aplicado no segmento de educação.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para a REFAQI o autor permite que o direito de publicação de artigos aprovados e publicados seja transferido automaticamente à REFAQI, permitindo a publicação do artigo nesta revista e também o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria, de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que indica o seguinte: este é um artigo de Acesso Aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Os autores devem, através da consulta ao sistema, preencher a “Declaração de Responsabilidade, Concordância com Licença de Publicação e com Licença de Acesso Aberto”. O autor que submete o artigo preencherá esta declaração em nome dos demais autores. Neste sentido, recomendamos a leitura deste documento por todos os autores do artigo.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.