A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM REVISTAS CIENTÍFICAS ENTRE 2008 E 2018
Keywords:
Ensino Profissional, Educação Profissional, Educação e trabalho, Ensino Profissionalizante, HistóriaAbstract
O presente trabalho busca a partir de uma revisão bibliográfica pesquisar e analisar como o tema da Educação Profissional é abordado na Imprensa Periódica Pedagógica e Científica, no período de 2008 até 2018. Para isso serão analisadas duas revistas acadêmicas: RBHE: Revista Brasileira de História da Educação , que se relaciona com uma associação nacional, a SBHE (Sociedade Brasileira de História da Educação) e a RHE: Revista de História da Educação , que se relaciona com uma associação regional, a ASPHE (Associação Sul-Rio-Grandense de pesquisadores em História da Educação). A escolha das revistas se deve ao fato de ambas serem muito bem avaliadas e conceituadas pela CAPES (Qualis/Capes A1). Já o recorte temporal de 2008 até 2018, se justifica por ser o ano de 2008, o ano de criação dos Institutos Federais e o pequeno período de tempo do recorte se explica em função do tempo disponível para realização do trabalho. As revistas periódicas pedagógicas analisadas, tanto a RBHE (Revista Brasileira de História da Educação), quanto a RHE (Revista de História da Educação), contribuíram e continuam ainda contribuindo, para a construção de um discurso educacional especializado, e o interesse em pesquisar as publicações elaboradas por essas revistas científicas se justifica pelo interesse em conhecer e entender esse discurso, especificamente aquele relacionado à Educação profissional, a partir das publicações pertencentes ao período de 2008 até 2018 e também pelas duas revistas científicas serem muito bem avaliadas e conceituadas pela CAPES. Como mencionado anteriormente, o recorte temporal definido para esta pesquisa é entre 2008 e 2018. Em 29 de Dezembro de 2008 o Presidente da república sancionou a lei nº 11.892 que instituiu a rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando os Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para a REFAQI o autor permite que o direito de publicação de artigos aprovados e publicados seja transferido automaticamente à REFAQI, permitindo a publicação do artigo nesta revista e também o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria, de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que indica o seguinte: este é um artigo de Acesso Aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Os autores devem, através da consulta ao sistema, preencher a “Declaração de Responsabilidade, Concordância com Licença de Publicação e com Licença de Acesso Aberto”. O autor que submete o artigo preencherá esta declaração em nome dos demais autores. Neste sentido, recomendamos a leitura deste documento por todos os autores do artigo.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.