“Quem matou Marielle? E por quê?”
Disputa de sentido na Rede Social Digital Twitter
Keywords:
Marielle Franco, Disputa de Sentidos, Marcadores da diferença, Redes sociais digitaisAbstract
Este artigo tem como objetivo mapear, analisar e entender quais sentidos foram gerados a partir dos comentários dos usuários na pergunta “Quem matou Marielle? E por quê?”, feita pela jornalista Eliane Brum, em sua conta na Rede Social Digital Twitter, no dia 12 de março de 2019, 364 dias após o assassinato da vereadora. Neste trabalho, buscaremos entender os sentidos gerados num contexto de uma Rede Social Digital. A disputa de sentidos advém dos comentários que foram analisados via Análise de Construção de Sentidos em Redes Digitais, que permitem diferentes formas de abordagem e acionam um processo de produção de sentido. É também proveniente dos comentários feitos pelos leitores, gerando o que entendemos como semiose. Foram identificadas oito categorias: Bolsominion, Deslegitimação/Contraponto com outros casos, Suposição, Ironia, que, dispostas no campo problemático, geraram tensionamentos diversos referentes ao assassinato de Marielle Franco. Conceitos oriundos dos processos de acontecimentos em rede, das dinâmicas presentes nas plataformas de redes sociais e dos marcadores sociais da diferença contribuíram para as análises desenvolvidas.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para a REFAQI o autor permite que o direito de publicação de artigos aprovados e publicados seja transferido automaticamente à REFAQI, permitindo a publicação do artigo nesta revista e também o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria, de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que indica o seguinte: este é um artigo de Acesso Aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Os autores devem, através da consulta ao sistema, preencher a “Declaração de Responsabilidade, Concordância com Licença de Publicação e com Licença de Acesso Aberto”. O autor que submete o artigo preencherá esta declaração em nome dos demais autores. Neste sentido, recomendamos a leitura deste documento por todos os autores do artigo.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.