Cronobiologia de exames com TSH e T4
Palavras-chave:
Ritmo circadiano, Hormônios tireoidianos, Diversidade humanaResumo
A cronobiologia tem como um dos objetivos estudar as características temporais da matéria viva, incluindo o ritmo circadiano. Esse, por sua vez, são ritmos biológicos que variam dentro de vinte e quatro horas, podendo ser eventos biológicos, fisiológicos ou comportamentais e podem ser regulados por fatores externos. Análise de dados nas bases de artigos acadêmicos em saúde: Scielo, Medline, Lilacs com os descritores em Ciências da Saúde (DeCS): Cronobiologia, ritmo circadiano e hormônios tireoidianos, com artigos de 2006 a 2020, nos idiomas português e inglês. Onde os critérios de elegibilidade, foram considerados de inclusão, os artigos originais ensaios clínicos, caso controle, revisão sistemática e metanálise. Ao avaliar a literatura existente, encontrou-se que: o pico de secreção do Hormônio hipofisário tireoestimulante (TSH) ocorre entre vinte e duas horas (22h00) da noite às quatro horas (4h00) da manhã, mas não há dados o suficiente para concluir-se um horário específico de coleta para o exame da tireoide. Nesse sentido, orienta-se que a coleta seja realizada pela manhã, sabendo-se que a concentração estará fora do pico de plasmático máximo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para a REFAQI o autor permite que o direito de publicação de artigos aprovados e publicados seja transferido automaticamente à REFAQI, permitindo a publicação do artigo nesta revista e também o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria, de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que indica o seguinte: este é um artigo de Acesso Aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Os autores devem, através da consulta ao sistema, preencher a “Declaração de Responsabilidade, Concordância com Licença de Publicação e com Licença de Acesso Aberto”. O autor que submete o artigo preencherá esta declaração em nome dos demais autores. Neste sentido, recomendamos a leitura deste documento por todos os autores do artigo.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.