Desenvolvimento da Psicomotricidade: uma proposta didática

Autores

  • Marcela Aparecida da Silva Reis Faculdade QI Brasil - FAQI
  • Elen Cristina Oliveira Campos Faculdade QI Brasil - FAQI
  • Patrícia Lanziloti Santos Faculdade QI Brasil - FAQI
  • Priscila Sponda de Carvalho dos Santos Faculdade QI Brasil - FAQI
  • Ana Beatriz Carollo Rocha-Lima Faculdade QI Brasil - FAQI
  • Fabiana Alves de Almeida Faculdade QI Brasil - FAQI

Palavras-chave:

Pedagogia, Ensino Infantil, Coordenação Motora, Desenvolvimento da Criança

Resumo

A psicomotricidade é a ciência que permite compreender a forma como a criança toma consciência do seu corpo e das possibilidades de se expressar por meio deste, estabelecendo uma conexão interna e externa e considerando o movimento como
um aspecto fundamental. O trabalho psicomotor faz com que a criança passe da etapa perspectiva à fase de representação mental, de um espaço orientado para um espaço temporal, constituindo a articulação dos aspectos psicomotor, cognitivo e
afetivo, tendo importante relevância no desenvolvimento global da criança e no processo de maturação. Quando a criança não desenvolve adequadamente a psicomotricidade, ela pode apresentar problemas nas próximas etapas escolares, como por exemplo, na etapa da alfabetização. Dessa forma, o presente documento constitui-se de um referencial teórico e de uma proposta didática para se trabalhar a psicomotricidade no Ensino Infantil.

Downloads

Publicado

23-08-2020

Como Citar

da Silva Reis, M. A., Oliveira Campos, E. C., Lanziloti Santos, P., de Carvalho dos Santos, P. S., Carollo Rocha-Lima, A. B., & de Almeida, F. A. (2020). Desenvolvimento da Psicomotricidade: uma proposta didática. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, 7(1), 19. Recuperado de https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/70

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)