As metodologias ativas podem contribuir com a participação dos alunos e sua retenção?
Palavras-chave:
Metodologias Ativas, Alunos, EducaçãoResumo
O presente artigo científico propõe os conceitos da metodologias ativas e suas aplicações em uma instituição de ensino técnico e tecnólogo no Rio Grandes do Sul, norteada pelo objetivo geral em identificar e analisar as metodologias ativas para engajamento dos alunos em aulas on line ou presencial no ensino técnico e tecnólogo, assim identificando conceitos atuais e relevantes e o desenvolvimento de um framewok (quadro teórico) embasado pelos conceitos teóricos e assim interagindo a metodologia de estudo de caso, com a elaboração de uma pesquisa de campo com a visão dos alunos. Com esta pesquisa contribuiu para o debate para aplicações das metodologias ativas e o papel do aluno como centro do processo e o professor como seu “consultor/ coach e orientador” e assim permeando uma combinação e sincronia para manutenção do aluno na sala de aula, redução da evasão, e seu desenvolvimento social e profissional.
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