MINECRAFT COMO METODOLOGIA ÁGIL GAMIFICADA PARA REFORÇO ESCOLAR
CONSTRUINDO SABERES POR MEIO DE UMA CIDADE VIRTUAL
Resumo
Este artigo apresenta uma proposta pedagógica inovadora que utiliza o jogo Minecraft como metodologia ágil gamificada para o reforço escolar em turmas do ensino fundamental. A iniciativa foi aplicada com alunos de 6 a 17 anos vinculados ao SCFV – Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, integrando conteúdos da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) em uma experiência lúdica e interdisciplinar. A construção coletiva de uma cidade virtual serviu como eixo temático para o desenvolvimento de habilidades cognitivas, socioemocionais e
curriculares, com diferenciação entre os modos “pacífico” e “sobrevivência” conforme a faixa etária. Os resultados indicam aumento significativo no engajamento dos alunos, melhoria na compreensão dos conteúdos e fortalecimento da autonomia e da colaboração. A proposta reforça o potencial das tecnologias educacionais como ferramentas transformadoras no processo de ensino-aprendizagem.
Arquivos adicionais
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2025 REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para a REFAQI o autor permite que o direito de publicação de artigos aprovados e publicados seja transferido automaticamente à REFAQI, permitindo a publicação do artigo nesta revista e também o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria, de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que indica o seguinte: este é um artigo de Acesso Aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Os autores devem, através da consulta ao sistema, preencher a “Declaração de Responsabilidade, Concordância com Licença de Publicação e com Licença de Acesso Aberto”. O autor que submete o artigo preencherá esta declaração em nome dos demais autores. Neste sentido, recomendamos a leitura deste documento por todos os autores do artigo.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.