EDUCAÇÃO ORIENTADA A DADOS

EDUCAÇÃO ORIENTADA A DADOS

Autores

  • Wilson de Oliveira da Costa QI Faculdade e Escola Técnica
  • Júlia Gularte QI Faculdade e Escola Técnica

Resumo

 Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir o uso estratégico de Business Intelligence (BI) no contexto educacional, evidenciando como práticas de coleta e análise de dados, por meio de ferramentas acessíveis como Zoho Survey e Zoho Analytics, podem transformar a gestão pedagógica e fortalecer a cultura de dados nas instituições de ensino. Fundamentado em uma abordagem prática, colaborativa e adaptada à realidade escolar, o estudo contempla desde a criação de pesquisas personalizadas até a visualização e interpretação de indicadores que subsidiam decisões mais assertivas, inclusivas e alinhadas às necessidades reais dos estudantes. A partir de oficinas realizadas com educadores, foram exploradas etapas essenciais como definição de objetivos, elaboração de instrumentos, exportação e análise dos dados consolidando uma metodologia que valoriza o protagonismo docente, a personalização da aprendizagem e a gestão responsiva por evidências. Assim, o artigo contribui com subsídios técnicos e conceituais para profissionais da educação interessados em implementar soluções digitais com foco em inovação, inteligência analítica e melhoria contínua dos processos pedagógicos.

Arquivos adicionais

Publicado

08-08-2025

Como Citar

de Oliveira da Costa, W., & Gularte, J. (2025). EDUCAÇÃO ORIENTADA A DADOS: EDUCAÇÃO ORIENTADA A DADOS. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, 18(1). Recuperado de https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/260