EDUCAÇÃO ORIENTADA A DADOS
EDUCAÇÃO ORIENTADA A DADOS
Resumo
Este artigo tem como objetivo apresentar e discutir o uso estratégico de Business Intelligence (BI) no contexto educacional, evidenciando como práticas de coleta e análise de dados, por meio de ferramentas acessíveis como Zoho Survey e Zoho Analytics, podem transformar a gestão pedagógica e fortalecer a cultura de dados nas instituições de ensino. Fundamentado em uma abordagem prática, colaborativa e adaptada à realidade escolar, o estudo contempla desde a criação de pesquisas personalizadas até a visualização e interpretação de indicadores que subsidiam decisões mais assertivas, inclusivas e alinhadas às necessidades reais dos estudantes. A partir de oficinas realizadas com educadores, foram exploradas etapas essenciais como definição de objetivos, elaboração de instrumentos, exportação e análise dos dados consolidando uma metodologia que valoriza o protagonismo docente, a personalização da aprendizagem e a gestão responsiva por evidências. Assim, o artigo contribui com subsídios técnicos e conceituais para profissionais da educação interessados em implementar soluções digitais com foco em inovação, inteligência analítica e melhoria contínua dos processos pedagógicos.
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