PAAIM PROGRAMA AUXILIAR PARA ALFABETIZAÇÃO E INICIAÇÃO MATEMÁTICA
Palavras-chave:
protótipo, iniciação, alfabetização, matemática, lúdico, FAQIResumo
O trabalho que será apresentado a seguir tem como objetivo desenvolver um protótipo de um software para auxílio na alfabetização e na introdução a matemática a alunos do ensino infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Ao observar o momento atípico de aulas remotas devido a Pandemia de Covid-19 e acompanhando minha filha e seus colegas em alfabetização e introdução às atividades matemáticas e verificando o esforço das professoras propondo atividades e exercícios que não atingiam seu objetivo (feitos em PowerPoint, que não obedecia aos comandos corretos) percebi que há poucos softwares desenvolvidos para atender esse público, e os já existentes não dão ao professor o acesso necessário para elaborar exercícios da forma que desejam. A intenção desse protótipo de software é dar a liberdade ao professor de sugerir exercícios que serão trabalhados em sala de aula bem como obter a atenção dos alunos para atingir a aprendizagem necessária nessa etapa acadêmica. Nesse primeiro momento, o protótipo apresentará as telas que atenderam alunos no início de sua alfabetização, destacando as vogais e palavras de fácil escrita e leitura. Será apresentado também telas de aplicação de exercícios matemáticos com operações básicas como Contagem, Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão. O protótipo deverá ter telas amigáveis e de fácil acesso, dar a opção aos professores a acesso a exercícios já prontos, bem como exercícios elaborados por ele e dispor de imagens lúdicas para o desenvolvimento das atividades.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para a REFAQI o autor permite que o direito de publicação de artigos aprovados e publicados seja transferido automaticamente à REFAQI, permitindo a publicação do artigo nesta revista e também o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria, de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que indica o seguinte: este é um artigo de Acesso Aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Os autores devem, através da consulta ao sistema, preencher a “Declaração de Responsabilidade, Concordância com Licença de Publicação e com Licença de Acesso Aberto”. O autor que submete o artigo preencherá esta declaração em nome dos demais autores. Neste sentido, recomendamos a leitura deste documento por todos os autores do artigo.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.