PAAIM PROGRAMA AUXILIAR PARA ALFABETIZAÇÃO E INICIAÇÃO MATEMÁTICA

Autores

Palavras-chave:

protótipo, iniciação, alfabetização, matemática, lúdico, FAQI

Resumo

O trabalho que será apresentado a seguir tem como objetivo desenvolver um protótipo de um software para auxílio na alfabetização e na introdução a matemática a alunos do ensino infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental. Ao observar o momento atípico de aulas remotas devido a Pandemia de Covid-19 e acompanhando minha filha e seus colegas em alfabetização e introdução às atividades matemáticas e verificando o esforço das professoras propondo atividades e exercícios que não atingiam seu objetivo (feitos em PowerPoint, que não obedecia aos comandos corretos) percebi que há poucos softwares desenvolvidos para atender esse público, e os já existentes não dão ao professor o acesso necessário para elaborar exercícios da forma que desejam. A intenção desse protótipo de software é dar a liberdade ao professor de sugerir exercícios que serão trabalhados em sala de aula bem como obter a atenção dos alunos para atingir a aprendizagem necessária nessa etapa acadêmica. Nesse primeiro momento, o protótipo apresentará as telas que atenderam alunos no início de sua alfabetização, destacando as vogais e palavras de fácil escrita e leitura. Será apresentado também telas de aplicação de exercícios matemáticos com operações básicas como Contagem, Soma, Subtração, Multiplicação e Divisão. O protótipo deverá ter telas amigáveis e de fácil acesso, dar a opção aos professores a acesso a exercícios já prontos, bem como exercícios elaborados por ele e dispor de imagens lúdicas para o desenvolvimento das atividades.

Biografia do Autor

Leticia Fonseca Da Silva, Faculdade QI Brasil

Graduanda em Curso da Área de Tecnologia da Informação da FAQI

Silvio Cesar, Faculdade QI Brasil

Professor e Coordenador de Cursos da área de tecnologia da informação

Downloads

Publicado

01-08-2022

Como Citar

Da Silva, L. F., & VIEGAS, S. C. (2022). PAAIM PROGRAMA AUXILIAR PARA ALFABETIZAÇÃO E INICIAÇÃO MATEMÁTICA. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, 12(1), 18. Recuperado de https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/14

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

<< < 1 2 3 4 5 6 > >>