LIDERANÇA E CULTURA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

o protagonismo de estudantes da modalidade EaD no processo de aprendizagem

Autores

  • Sônia Marli Furlan

DOI:

https://doi.org/10.060917/refaqi.v8i1.65

Palavras-chave:

Educação a Distância, Educação Superior, cultura, liderança, protagonismo do Estudante

Resumo

Este trabalho apresenta conceitos, reflexões, críticas e sugestões no campo da Educação a Distância, com foco no papel do estudante como líder e protagonista do seu processo de aprendizagem, considerando os desafios que o mercado e a sociedade lhe impõe. Em razão das grandes transformações que vêm ocorrendo na Educação Superior, especialmente com o advento da EAD, este trabalho teve como inspiração a necessidade de compreender como, por que meios e estruturas o aluno desta modalidade pode permitir que sua formação seja protagonizada por si próprio. O contexto que se apresenta no entorno do aluno evidentemente é fundamental para traçar seu desempenho, mas esta pesquisa busca elucidar conceitos que contribuam de maneira ativa na sua formação. Através da revisão de conceitos já amplamente difundidos na área de educação e com uma visão interdisciplinar sobre outros temas da área de gestão, o trabalho realiza uma revisão bibliográfica e, por fim, apresenta críticas sobre o atual sistema que rege a modalidade, bem como a interferência do capital na educação e inspirado por reflexões filosóficas propõe determinadas competências para os estudantes da modalidade EAD atingirem o sucesso.

Downloads

Publicado

2022-08-31

Como Citar

Marli Furlan, S. (2022). LIDERANÇA E CULTURA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: o protagonismo de estudantes da modalidade EaD no processo de aprendizagem. REFAQI - Revista Eletrônica Em Gestão E Tecnologia, 8(1), 47-63. https://doi.org/10.060917/refaqi.v8i1.65