A importância da gestão de conflitos nas organizações familiares.
Keywords:
Organizações familiares, Gestão de conflitos, Gestão nas OrganizaçõesAbstract
As mudanças nos indivíduos ocorrem constantemente, sendo elas físicas, no seu corpo, ou comportamentais, na sua mente. Não sendo diferente no ambiente empresarial, as mudanças administrativas e tecnológicas se fazem necessárias e acontecem de forma vertiginosa. Para esse misto de transformações é fundamental estar consciente do papel da Gestão nas Organizações nos dias de hoje. Todas as organizações em algum momento passam por mudanças, conflitos e riscos de mercado, porém nas organizações familiares, esses conflitos se apresentam de maneira mais intensa devido à proximidade parental, mistura de sentimentos e pelas formas diferenciadas que as pessoas pensam; fatos que podem gerar conflitos repentinos e sequenciais. Devido a diversidade de situações torna-se oportuno e indispensável a Gestão de Conflitos em qualquer organização. Entende-se que o papel principal da Gestão de Conflitos é auxiliar na gestão e desenvolvimento de equipes da melhor maneira possível. Diante disso, o objetivo desse artigo é analisar e verificar como as organizações familiares realizam seus processos diários, a fim de trazer diversas opções de ferramentas para sua gestão, com o intuito de amenizar os conflitos gerados no cotidiano. A metodologia utilizada no presente artigo é o estudo de caso. A organização foco é o Comércio de Metais Tio Tonho. Esse estudo inclui também, pesquisas bibliográficas sobre o tema central “gestão de conflitos”, com livros, revistas e artigos científicos tanto em forma física quanto virtual. A partir da pesquisa realizada, fica evidente que a boa administração de um conflito pode trazer novas oportunidades e bons resultados para a organização.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para a REFAQI o autor permite que o direito de publicação de artigos aprovados e publicados seja transferido automaticamente à REFAQI, permitindo a publicação do artigo nesta revista e também o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria, de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que indica o seguinte: este é um artigo de Acesso Aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Os autores devem, através da consulta ao sistema, preencher a “Declaração de Responsabilidade, Concordância com Licença de Publicação e com Licença de Acesso Aberto”. O autor que submete o artigo preencherá esta declaração em nome dos demais autores. Neste sentido, recomendamos a leitura deste documento por todos os autores do artigo.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.