PREVENÇÃO AO SUPERENDIVIDAMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NAS EDUCAÇÃO EM INTERVENÇÕES COM ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DE CANOAS
Abstract
O presente estudo expõe um relato de experiência produzido pela equipe de Educação do Núcleo de Apoio ao Superendividado vinculado ao PROCON de Canoas/RS. Tendo em vista o aumento de cidadãos em situação de superendividamento, torna-se fundamental o trabalho de Educação Financeira nas escolas aliado a Psicologia possibilitando a reflexão e compreensão acerca do uso do dinheiro, crédito e seus impactos na vida dos sujeitos. Ao longo do estudo são descritas experiências da equipe em intervenções realizadas com adolescentes, com o objetivo de promover a prevenção ao superendividamento e consequentemente possibilitar a construção de conhecimento a respeito de educação financeira, habilidades sócio-emocionais e psicológicas. No estudo são abordadas as 88 capacitações realizadas no ano de 2022, com os estudantes do 9º ano das escolas municipais de Canoas, abrangendo um total de 1.758 participantes. Neste período houve o desenvolvimento de diferentes intervenções para abordar as temáticas propostas, tendo sido qualificado um modelo no qual percebe-se uma maior interação dos adolescentes a partir do último modelo proposto. Cabe ainda destacar que a educação financeira não se restringe apenas ao aspecto individual, mas também contempla questões coletivas e sociais, como consumo consciente, direitos dos consumidores e responsabilidade social.
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