A DIFICULDADE ENCONTRADA PELAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA PARA SUPERAR BARREIRAS E SE INTEGRAR NAS ORGANIZAÇÕES E NA SOCIEDADE
Abstract
Este estudo tem por objetivo apresentar as barreiras impostas pela sociedade, de modo geral, preconceituosa, das pessoas com deficiências (PCD). Este cenário, de acordo com o decreto 3.298/99 em complemento a lei 8.213/91, também conhecida como a lei das cotas que garante o direito ao trabalho a todas as pessoas que possuem alguma deficiência, seja ela deficiência física, auditiva, visual ou múltipla. De acordo com a lei e o decreto que ampara os PCDs, uma parte das organizações sentem dificuldades em adaptar suas estruturas físicas e psíquicas para inclusão de portadores com deficiência no ambiente organizacional. Em alguns casos as empresas somente acatam as leis para não sofrerem as infrações impostas pelo Ministério do Trabalho. Em relação aos PCDs, o baixo nível de escolaridade é um problema considerável, dificultando as empresas o cumprimento das cotas estabelecidas. Nos dias atuais a sociedade está iniciando um processo de adaptação, estão quebrando paradigmas, o que antes não se era aceito, hoje passa a ser normal. Apesar de todo esse avanço a sociedade necessita “abraçar” a todos de forma igualitária, sem distinção. Usaremos como base de estudos, duas organizações como ótimos exemplos de engajamento e responsabilidade social, incluindo pessoas com deficiência em variadas funções. Situadas no Distrito Industrial de Gravataí- RS e dividindo o mesmo complexo as empresas: Perto que atua no ramo de tecnologia para bancos e varejo e o Grupo Digicon que atua no segmento de controladores de acesso (catracas), controle de ponto, controladores de tráfego viário (trânsito), entre outros produtos.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2023 REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para a REFAQI o autor permite que o direito de publicação de artigos aprovados e publicados seja transferido automaticamente à REFAQI, permitindo a publicação do artigo nesta revista e também o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria, de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que indica o seguinte: este é um artigo de Acesso Aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Os autores devem, através da consulta ao sistema, preencher a “Declaração de Responsabilidade, Concordância com Licença de Publicação e com Licença de Acesso Aberto”. O autor que submete o artigo preencherá esta declaração em nome dos demais autores. Neste sentido, recomendamos a leitura deste documento por todos os autores do artigo.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.