ESTUDO DE MODELOS PEDAGÓGICOS E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MÚSICA
Palavras-chave:
Música, Arte, DidáticaResumo
Uma ciência. Uma forma de Arte. Uma expressão puramente técnica. Apesar de o tema manter-se sempre renovado e ser constantemente objeto de árduo estudo e dedicação através de Comunidades Acadêmicas, Artísticas, além de tantos outros grupos e associações de estudo e pesquisa, ao longo de muitos séculos, não se fez possível até o presente momento determinar conceitualmente um parecer que traga luz e corrobore uma visão harmônica, consonante e definitiva acerca do significado da Música, como forma, tema, objeto ou sentido. A Comunidade Científica, inclusive, através de Psicólogos, Terapeutas, entre tantos outros especialistas, vem se debruçando sobre o tema, no entanto, uma visão única não existe, não há consenso, e é justamente este debate que tanto enriquece a Música como tema de estudo, e a torna sempre tão complexa e interessante. Música sim pode ser caracterizada como uma linguagem, externada conscientemente neste formato somente através da humanidade, podendo inclusive ser uma ferramenta de comunicação do coração. Sem a concepção de ritmo, por exemplo, como saberemos se nosso coração está saudável, ou se nossa respiração não nos faltará em segundos? Ritmo é um componente constituinte intrínseco indispensável na música, e naturalmente para a existência humana. Mas também nos mostra a ideia de que a música tem grandes influencias sentimentais e psicológicas no ser humano.
Abordaremos a educação musical em sua forma mais orgânica, com suas realidades e suas vertentes pedagógicas, e mesmo a construção do ensino de música em forma prática, o objeto consequentemente produzido e aplicado no ambiente de estudo.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para a REFAQI o autor permite que o direito de publicação de artigos aprovados e publicados seja transferido automaticamente à REFAQI, permitindo a publicação do artigo nesta revista e também o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria, de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que indica o seguinte: este é um artigo de Acesso Aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Os autores devem, através da consulta ao sistema, preencher a “Declaração de Responsabilidade, Concordância com Licença de Publicação e com Licença de Acesso Aberto”. O autor que submete o artigo preencherá esta declaração em nome dos demais autores. Neste sentido, recomendamos a leitura deste documento por todos os autores do artigo.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.