JOGOS NA EDUCAÇÃO
UMA EXPERIÊNCIA NA DISCIPLINA DE PRÁTICAS PEDAGÓGICAS E GAMIFICAÇÃO
Resumo
O presente artigo apresenta e analisa duas experiências pedagógicas desenvolvidas por estudantes do curso de Pedagogia na disciplina “Práticas Pedagógicas e Gamificação”, cujo objetivo foi investigar o potencial dos jogos e da gamificação no processo de ensino-aprendizagem. As propostas — “Caça aos Gêneros Textuais” e “Super Mario: No Reino do Saber” — foram planejadas e aplicadas em contextos distintos, contemplando o Ensino Fundamental e a Educação Infantil. A metodologia, de abordagem qualitativa e caráter exploratório, baseou-se no relato de experiência das autoras e no feedback dos grupos participantes. Os resultados indicam que as atividades gamificadas promoveram alto nível de engajamento, motivação e participação dos alunos, favorecendo o desenvolvimento de habilidades cognitivas, linguísticas, motoras e socioemocionais, além de incluírem de forma efetiva alunos com necessidades específicas. Também se evidenciou que a vivência de criação e aplicação dos jogos foi enriquecedora para as próprias autoras, ampliando seu repertório metodológico e fortalecendo competências essenciais para a docência. Conclui-se que a gamificação, quando aplicada com intencionalidade pedagógica,
representa uma estratégia potente para inovar as práticas educativas, aproximar o conteúdo da realidade dos estudantes e formar professores mais preparados para os desafios contemporâneos da educação.
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