Interação medicamentosa entre anticoncepcionais orais e Carbamazepina, Topiramato e Oxcarbazepina

Autores

  • Nathalya Tesch Brazil Faculdade QI Brasil - FAQI
  • Juarez Mazzuca Júnior Faculdade QI Brasil - FAQI

Palavras-chave:

Compreensão de interação entre drogas, Carbamazepina, Topiramato, Oxcarbazepina, Contraceptivos orais

Resumo

O uso de medicamentos antiepilépticos é um recurso necessário dentro da terapêutica da epilepsia, uma vez que há um descompasso elétrico dentro do cérebro. Sendo assim, alguns fármacos atuam de maneira a impedir o potencial de ação de acontecer da forma errônea. Apesar de, atualmente, se contar com diversas classes de fármacos, os efeitos adversos em todas as classes são clinicamente relevantes. Esses medicamentos apresentam, além dos diversos efeitos adversos, interações medicamentosas. Isso se dá por conta do metabolismo que apresentam, envolvendo diversas enzimas do complexo citocromo P450. Dentro dessas interações medicamentosas, chama a atenção, a que envolve anticoncepcionais orais. Esta é relevante, pois, estes apresentam concentrações que diminuem na presença de antiepilépticos, podendo não atingir as concentrações terapêuticas mínimas necessárias para inibir uma gestação. Assim, a investigação das interações medicamentosas envolvendo fármacos antiepilépticos se torna de elevada importância, pois pode causar efeitos adversos graves, além de uma gestação indesejada, quando se refere a anticoncepcionais orais.

Biografia do Autor

Nathalya Tesch Brazil, Faculdade QI Brasil - FAQI

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Ciências Farmacêuticas/UFRGS.

Juarez Mazzuca Júnior, Faculdade QI Brasil - FAQI

Licenciado em Física UFRGS, mestrado em Sensoriamento Remoto UFRGS, especialista em Geometria Analítica e Espacial (CESUCA) e ex graduando em Psicologia (CESUCA). Prof. Concursado de Física da Escola Técnica Estadual José Feijó - PORTO ALEGRE.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

Tesch Brazil, N., & Mazzuca Júnior, J. (2020). Interação medicamentosa entre anticoncepcionais orais e Carbamazepina, Topiramato e Oxcarbazepina. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, 8(2), 17. Recuperado de https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/59

Edição

Seção

Artigos