CONSOLIDAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR

Autores

  • Rodrigo de Oliveira Quevedo SENAC - IJUI
  • Luan Pazzini MEndonça Faculdade QI Brasil

Palavras-chave:

Gestão por competências, Consolidação, Inovação

Resumo

A gestão por competências é conhecida como ferramenta para selecionar, recrutar, preparar e avaliar pessoas nas organizações. Além disso, o intuito da gestão por competência refere-se ao valor que as pessoas agregam para as organizações. Este artigo tem como objetivo geral investigar os avanços que o Gerente de Recursos Humanos de uma Instituição de Ensino Superior (IES) — localizada no Noroeste do estado do Rio Grande do Sul, fundada em 28 de junho de 1985 — percebeu, após a consolidação do modelo de gestão por competência. Como objetivos específicos, apresentamos, investigar, por meio de pesquisa bibliográfica, os conceitos de competência, gestão por competência e os benefícios da gestão por competências. Além disso, foi aplicado um questionário, com seis questões, elaborado pelos autores, com o objetivo de sistematizar as percepções do gestor de recursos humanos da IES quanto à evolução da gestão de competências. Foi possível concluir que a IES analisada apresentou dados que demonstram ser importante investir na especialização e formação de seus funcionários, de acordo com a sua realidade organizacional. Ou seja, as organizações devem preparar essas pessoas para encarar qualquer desafio do mercado organizacional, transmitindo assim, confiança e comprometimento aos seus funcionários.

Biografia do Autor

Rodrigo de Oliveira Quevedo, SENAC - IJUI

Aluno do curso Tecnólogo em Gestão de Recursos Humanos na Faculdade QI Brasil. É formado em Técnico em Administração pelo Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial - SENAC IJUÍ.

Luan Pazzini MEndonça, Faculdade QI Brasil

Mestre em Ciências da Comunicação pelo Programa de Pós-Graduação da Unisinos. Graduado em Jornalismo pela Unisinos (2017). Professor Conteudista na Universidade La Salle. Pós-graduando em Docência para o Ensino Superior no Centro Universitário IBMR. Editor e revisor de textos. Diretor da empresa Pazzini Comunicacion, Brasil, especializada em supervisão de Projetos diversos e formatação de trabalhos acadêmicos. Pesquisa jornalismo, literatura e suas interseções. Possui experiência na coordenação e/ou realização de trabalhos de Concursos Públicos, Processos Seletivos e/ou similares para o Setor Público e/ou Privado.

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

Quevedo, R. de O., & MEndonça, L. P. (2021). CONSOLIDAÇÃO DO MODELO DE GESTÃO POR COMPETÊNCIAS EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, 11(3), 18. Recuperado de https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/28

Edição

Seção

Artigos