A TECNOLOGIA E SAUDE UMA SIMBIOSE
Palavras-chave:
Saúde, Simbiose, Algoritmos, Redes neurais, Inteligência artificialResumo
Após uma pesquisa sobre o aumento dos custos na área da saúde que crescem em média 6% ao ano e a defasagem dos exames realizados no qual realiza-se métodos invasivos nos pacientes proponho no projeto o uso de uma inteligência artificial para auxiliar na detecção de tumores. No projeto foi usado como base de dados um arquivo csv, no qual constam atributos sobre os tumores e seu diagnóstico. Utilizando a ferramenta Jupyter Notebooks esses dados foram tratados e normalizados, após essa etapa utilizando algoritmo de inteligência artificial no qual foi escolhido o KNN, onde se classifica em grupos pela menor distância entre eles chegou-se a uma média de acerto de 75% no diagnóstico de tumores. A aplicação do projeto em um primeiro momento seria o funcionário coloca os dados dos tumores no software e a inteligência artificial passa a possibilidade de ser câncer maligno ou benigno, com essa resposta para auxiliar no diagnóstico o profissional da saúde decide sobre a realização de um exame mais invasivo. O baixo custo do projeto é muito atrativo pois qualquer computador pode rodar o software porque a parte de treinamento da inteligência artificial é feito em um computador mais robusto e após obter os pesos para a aplicação no algoritmo o sistema se torna muito versátil rodando praticamente em qualquer computador. Posteriormente pretende-se usar algoritmos mais robustos, como redes neurais, no qual pode se fazer o uso de imagens para diagnosticar cada vez mais precisamente e precocemente os tumores. Acredito que temos todo a tecnologia em nossas mãos para melhorar o mundo para todos, basta nos dedicarmos todos os dias em algo que amamos para realizar coisas incríveis.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para a REFAQI o autor permite que o direito de publicação de artigos aprovados e publicados seja transferido automaticamente à REFAQI, permitindo a publicação do artigo nesta revista e também o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria, de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que indica o seguinte: este é um artigo de Acesso Aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Os autores devem, através da consulta ao sistema, preencher a “Declaração de Responsabilidade, Concordância com Licença de Publicação e com Licença de Acesso Aberto”. O autor que submete o artigo preencherá esta declaração em nome dos demais autores. Neste sentido, recomendamos a leitura deste documento por todos os autores do artigo.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.