Aplicação do mapeamento do fluxo de valor no processo produtivo, para identificação dos desperdícios

Autores

  • Juliano Rébis Nascimento Faculdade QI Brasil - FAQI

Palavras-chave:

Mapeamento de Fluxo de Valor, Ferramenta, Filosofia, Desperdícios, Lean

Resumo

No cenário atual os processos produtivos ainda apresentam os maiores gaps no que se refere a desperdícios, mesmo diante de tantas tecnologias e de novos equipamentos, os desperdícios nos processos produtivos continuam contribuindo com uma grande fatia nos custos das empresas. O presente trabalho tem como principal objetivo apresentar as importantes contribuições que o mapeamento do fluxo de valor, traz para as empresas quando aplicado de forma correta. Este estudo objetiva demonstrar como aplicação desta ferramenta identifica de forma clara onde estão, e quais são os desperdícios nos processos produtivos. A metodologia utilizada neste projeto será um estudo de caso de uma empresa do setor metal mecânico da cidade de São Leopoldo RS. A aplicação da ferramenta mapeamento do fluxo de valor identificou os desperdícios no processo produtivo, proporcionando a elaboração de um plano de ação para realizar as ações e combater estes desperdícios, trazendo uma valiosa contribuição para os estudos acadêmicos sobre esta ferramenta.

Biografia do Autor

Juliano Rébis Nascimento, Faculdade QI Brasil - FAQI

Pós-graduando em Metodologia da educação no ensino superior pela UNINTER, Especialista em Engenharia da produção pela UNIASSELVI e Tecnólogo em Processos gerenciais pela Faculdade QI Brasil - FAQI. Possui mais de 25 anos de experiência em empresas de grande porte dos setores automotivo, saúde e educação, atuando na área de Lean Manufacturing. Professor e tutor na Faculdade QI Brasil FAQI.

Downloads

Publicado

23-08-2020

Como Citar

Rébis Nascimento, J. (2020). Aplicação do mapeamento do fluxo de valor no processo produtivo, para identificação dos desperdícios. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, 7(1), 13. Recuperado de https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/68

Edição

Seção

Artigos