ANÁLISE DO APLICATIVO GENI
A CARTEIRA DIGITAL PARA MULHERES QUE AS AUXILIA NO ALCANCE E MANUTENÇÃO DA SUA INDEPENDÊNCIA FINANCEIRA
Palavras-chave:
Mulher, Feminismo, Igualdade, Respeito, IndependênciaResumo
O presente artigo tem como objetivo principal apresentar uma análise satisfatória para o desenvolvimento de um aplicativo que funciona como uma carteira digital para mulheres, onde é possível lançar valores recebidos no mês e pagamentos realizados, calculando o seu saldo atual e a partir dessa visualização, os valores ficarão organizados possibilitando a criação de metas financeiras para a competência atual e subsequentes. Este estudo também apresenta uma pesquisa realizada em relação ao interesse pelas mesmas ao uso desse aplicativo e sobre a intenção em dar apoio ao trabalho autônomo realizado por pessoas do gênero. O aplicativo foi nomeado como GENI, em homenagem à música do Chico Buarque, “Geni e o zepelim”, que tem como foco principal contar sobre uma mulher (Geni) que é “mal vista” pela sociedade em razão de atitudes julgadas “indecentes” e que não são dignas de uma “mulher de respeito”. Entretanto, enquanto dependeram dessas mesmas atitudes para salvar a cidade, ela virou heroína. No decorrer deste trabalho é descrito o planejamento do app e as tecnologias que deverão ser utilizadas em seu desenvolvimento. Como embasamento teórico, o contexto histórico e conceitos sobre o feminismo são apresentados, citando autoras renomadas e de grande representatividade no movimento feminista. As vantagens de ter disponível uma aplicação como esta no mercado é a promoção do apoio à causa feminista, que encoraja muitas mulheres à sair da situação de vulnerabilidade em que vivem e a partir daí, iniciam a sua participação na luta pela a igualdade de gênero. Apesar de existir outras ferramentas parecidas disponíveis no mercado, nenhuma ainda foi desenvolvida especialmente para um público minoritário socialmente discriminado. Isso possibilita um acolhimento a estas pessoas e sugere a sua importância da sua participação na sociedade.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para a REFAQI o autor permite que o direito de publicação de artigos aprovados e publicados seja transferido automaticamente à REFAQI, permitindo a publicação do artigo nesta revista e também o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria, de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que indica o seguinte: este é um artigo de Acesso Aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Os autores devem, através da consulta ao sistema, preencher a “Declaração de Responsabilidade, Concordância com Licença de Publicação e com Licença de Acesso Aberto”. O autor que submete o artigo preencherá esta declaração em nome dos demais autores. Neste sentido, recomendamos a leitura deste documento por todos os autores do artigo.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.