Publicação automática de documentos públicos como páginas web

Criação e atualização programática de conteúdo via JSON no Drupal 9

Autores

  • Rodrigo Brum Westphalen Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos: São Leopoldo, RS
  • Marcelo da Silva dos Santos Escolas e Faculdades QI: Gravataí, Rio Grande do Sul, BR https://orcid.org/0000-0003-2280-2947

Palavras-chave:

Site institucional, Automatização, PHP, Migração Drupal, JSON

Resumo

Este artigo descreve a solução técnica desenvolvida para a importação, publicação e atualização automática e periódica de informações da Carta de Serviços da Prefeitura Municipal de Novo Hamburgo no website institucional. O portal utiliza a ferramenta Drupal para gestão do conteúdo e a Carta de Serviços é gerenciada por um software interno. São discutidos conceitos de Software Livre, WCMS, Conteúdo e Modularidade. O código-fonte da solução é apresentado, o uso é demonstrado e os requisitos levantados são comparados com a solução desenvolvida. A solução se baseia na criação de um módulo contrib, uma configuração de Migration e a vinculação de uma função PHP ao Cron do Drupal para buscar os dados em um web service. É apresentado, ainda, a configuração de plugin personalizado para processamento de dados da Migration.

Biografia do Autor

Rodrigo Brum Westphalen, Unisinos - Universidade do Vale do Rio dos Sinos: São Leopoldo, RS

Graduando em Jornalismo e Análise e Desenvolvimento de Sistemas pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos, São Leopoldo, RS.

Marcelo da Silva dos Santos, Escolas e Faculdades QI: Gravataí, Rio Grande do Sul, BR

Possui formação acadêmica nas áreas de Computação e Educação, com experiência em desenvolvimento de software, análise de sistemas e educação tecnológica. Atua como docente em cursos tecnológicos de informática e como Analista de Sistemas na Prefeitura de Novo Hamburgo, liderando projetos de inclusão digital e desenvolvimento de sites e portais.

Downloads

Publicado

01-08-2023

Como Citar

Westphalen, R., & Santos, M. (2023). Publicação automática de documentos públicos como páginas web: Criação e atualização programática de conteúdo via JSON no Drupal 9. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, 14(1), 27. Recuperado de https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/139

Edição

Seção

Artigos

Categorias