Teorias da educação: uma abordagem das teorias de aprendizagem e a prática em sala de aula
Palavras-chave:
Aprendizagem, Prática, ProfessorResumo
O presente artigo apresenta uma análise das Teorias de Burrhus Frederic Skinner, Jean Piaget, Lev Vygotsky e Paulo Freire, suas teorias e práticas em sala de aula. O estudo das teorias de aprendizagem esclarecerá os principais pontos de cada teórico, as divergências entre suas teorias e a aplicação em sala de aula, ou seja, o papel do professor. O estudo das práticas e aplicabilidade do processo de aprendizagem fornece ao profissional de ensino base para desenvolver os alunos, não apenas como aluno, mas também como ser, pensante e atuante em nossa sociedade. O que se pretende demonstrar neste artigo é que não existe apenas um modelo de aprendizagem, mas sim vários, que dependerá muito da situação econômico social, estrutura familiar, anseios e necessidades dos alunos.O professor deve compreender que o entendimento das teorias não o impedirá de aplicar suas próprias práticas, mas sim fornecerá subsídios para entender melhor o processo de aprendizagem.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para a REFAQI o autor permite que o direito de publicação de artigos aprovados e publicados seja transferido automaticamente à REFAQI, permitindo a publicação do artigo nesta revista e também o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria, de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que indica o seguinte: este é um artigo de Acesso Aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Os autores devem, através da consulta ao sistema, preencher a “Declaração de Responsabilidade, Concordância com Licença de Publicação e com Licença de Acesso Aberto”. O autor que submete o artigo preencherá esta declaração em nome dos demais autores. Neste sentido, recomendamos a leitura deste documento por todos os autores do artigo.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.