A prática de ensino cumpre sua função primordial na formação inicial de Pedagogos?

Autores

  • Maria Inês G. R. Costa Faculdade QI Brasil - FAQI
  • Cintia R. Bonalume Faculdade QI Brasil - FAQI

Palavras-chave:

Pedagogia, Prática de Ensino, Webfólio, Avaliação

Resumo

O presente trabalho foi construído ao longo da trajetória de formação dos acadêmicos do Curso de Pedagogia da Faculdade QI ao longo do ano de 2020. Concebendo teoria e prática como indissociáveis no processo de ensino-aprendizagem, evidenciamos as relações e aspectos envolvidos no complexo processo educativo. Trazemos como exemplo de produção a construção do Webfólio, enquanto instrumento de reflexão, análise, avaliação e socialização no processo de formação inicial, proporcionado e facilitado pelas tecnologias digitais, tão presentes hoje em nosso cotidiano, agregando valor e praticidade às práticas docentes. Ao final, são colocados alguns apontamentos para reflexão.

Biografia do Autor

Maria Inês G. R. Costa, Faculdade QI Brasil - FAQI

Pedagoga e Mestre em Educação, na linha de pesquisa dos Estudos Culturais, Docente no Ensino Superior na Graduação em Pedagogia da FAQI e da SJT, Professora Convidada na Pós-Graduação da UFRGS e da Pós em Educação Infantil do ICS.

Cintia R. Bonalume, Faculdade QI Brasil - FAQI

Pedagoga e Psicopedagoga, Especialista em Docência na EaD, Tutora EaD no Ensino Superior na Graduação em Pedagogia da FAQI.

Downloads

Publicado

23-12-2020

Como Citar

G. R. Costa, M. I., & Bonalume, C. R. (2020). A prática de ensino cumpre sua função primordial na formação inicial de Pedagogos?. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, 8(2), 11. Recuperado de https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/52

Edição

Seção

Artigos