A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CURRÍCULO ESCOLAR
Utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação
Palavras-chave:
Educação financeira, Currículo, Tecnologias Digitais da Informação e Conhecimento, EducaçãoResumo
O presente estudo tem por objetivo analisar a inserção da educação financeira no currículo escolar utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s). A educação financeira é um tema de extrema relevância para a sociedade, e principalmente sendo inserida nos bancos escolares, inclusive conforme sugestão da OCDE. A inclusão do tema nas escolas já iniciou no país, principalmente após o mesmo ser inserido na BNCC como um tema transversal e também pela ENEF. Contudo, para ser inserida de uma forma atrativa e que engaje o aluno o apoio e utilização das TDIC’s se faz necessário. Para isso, foi realizada uma revisão exploratória da literatura sobre os temas: Currículo, educação financeira na escola e TDIC’s. Para tal, fundamentou-se as considerações em trabalhos acadêmicos de diversos autores como Ramos, Moura e Lavor (2020) e Ferreira (2020) que utilizaram de tecnologias digitais para a inserção da educação financeira em sala de aula e de Abar, Branco e Araújo (2018), os quais realizaram um mapeamento da inserção da educação financeira através do currículo matemático, com o uso de TDIC’s em dissertações e mestrados. Os resultados revelam, que existem inúmeras possibilidades de inserção do tema educação financeira no currículo escolar e que com a aplicação de TDIC’s a mesma pode ser de uma forma mais atrativa e instigante para os os alunos. Dessa forma, o estudo propõe uma reflexão ao corpo diretivo e pedagógico das instituições de ensino para incluir situações favorecedoras para a inserção da educação financeira mediada por recursos tecnológicos.
Downloads
Publicado
Como Citar
Licença
Copyright (c) 2023 REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Ao submeter um artigo para a REFAQI o autor permite que o direito de publicação de artigos aprovados e publicados seja transferido automaticamente à REFAQI, permitindo a publicação do artigo nesta revista e também o compartilhamento deste com o reconhecimento de sua autoria, de acordo com a Licença Creative Commons CC-BY 4.0 (https://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt_BR), que indica o seguinte: este é um artigo de Acesso Aberto distribuído sob os termos da Creative Commons Attribution License, que permite uso irrestrito, distribuição e reprodução em qualquer meio, desde que o trabalho original seja devidamente citado.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.
Os autores devem, através da consulta ao sistema, preencher a “Declaração de Responsabilidade, Concordância com Licença de Publicação e com Licença de Acesso Aberto”. O autor que submete o artigo preencherá esta declaração em nome dos demais autores. Neste sentido, recomendamos a leitura deste documento por todos os autores do artigo.
O conteúdo dos artigos e resenhas publicados na REFAQI são de absoluta e exclusiva responsabilidade de seus autores.