A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CURRÍCULO ESCOLAR

Utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação

Autores

Palavras-chave:

Educação financeira, Currículo, Tecnologias Digitais da Informação e Conhecimento, Educação

Resumo

O  presente  estudo  tem  por  objetivo   analisar a inserção da educação financeira no currículo escolar utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC’s). A educação financeira é um tema de extrema relevância para a sociedade, e principalmente sendo inserida nos bancos escolares, inclusive conforme sugestão da OCDE. A inclusão do tema nas escolas já iniciou no país, principalmente após o mesmo ser inserido na BNCC como um tema transversal e também pela ENEF.  Contudo, para ser inserida de uma forma atrativa e que engaje o aluno o apoio e utilização das TDIC’s se faz necessário. Para isso, foi realizada uma revisão exploratória da literatura sobre os temas: Currículo, educação financeira na escola e TDIC’s. Para tal, fundamentou-se as considerações em trabalhos acadêmicos de diversos autores como Ramos, Moura e Lavor (2020) e Ferreira (2020) que utilizaram de tecnologias digitais para a inserção da educação financeira em sala de aula e de Abar, Branco e Araújo (2018), os quais realizaram um  mapeamento da inserção da educação financeira através do currículo matemático, com o uso de TDIC’s em dissertações e mestrados. Os resultados revelam, que existem inúmeras possibilidades de inserção do tema educação financeira no currículo escolar e que com a aplicação de TDIC’s a mesma pode ser de uma forma mais atrativa e instigante para os os alunos. Dessa forma, o estudo propõe uma reflexão ao corpo diretivo e pedagógico das instituições de ensino para incluir situações favorecedoras para a inserção da educação financeira mediada por recursos tecnológicos.

Biografia do Autor

Diego Angelos, Must University

Educador e Consultor Financeiro, Especialista em Educação Financeira com neurociência para docência, pós graduado em Finanças pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), graduado em Administração de empresas pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e mestrando em Tecnologia Emergentes na Educação pela Must University da Flórida/USA.

Founder da .brio - Equilíbrio Financeiro, professor de Educação Financeira no ensino fundamental, médio e técnico.

Educador Financeiro do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) - Núcleo Educação do PROCON, Canoas/RS

Idealizador do Encontro Gaúcho de Educação Financeira.

Autor do livro-curso-multiverso: “Qual é o melhor investimento? DEPENDE!” Da série Infinitas Possibilidades!

Representante estadual do Rio Grande do Sul da Associação de Profissionais Orientadores e Educadores em Finanças - APOEF

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Publicado

01-08-2023

Como Citar

Guedes dos Angelos, D. H. (2023). A INSERÇÃO DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO CURRÍCULO ESCOLAR: Utilizando Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, 14(1), 7. Recuperado de https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/143

Edição

Seção

Artigos

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