PREVENÇÃO AO SUPERENDIVIDAMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NAS EDUCAÇÃO EM INTERVENÇÕES COM ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DE CANOAS

Autores

Resumo

O presente estudo expõe um relato de experiência produzido pela equipe de Educação do Núcleo de Apoio ao Superendividado vinculado ao PROCON de Canoas/RS. Tendo em vista o aumento de cidadãos em situação de superendividamento, torna-se fundamental o trabalho de Educação Financeira nas escolas aliado a Psicologia possibilitando a reflexão e compreensão acerca do uso do dinheiro, crédito e seus impactos na vida dos sujeitos. Ao longo do estudo são descritas experiências da equipe em intervenções realizadas com adolescentes, com o objetivo de promover a prevenção ao superendividamento e consequentemente possibilitar a construção de conhecimento a respeito de educação financeira, habilidades sócio-emocionais e psicológicas. No estudo são abordadas as 88 capacitações realizadas no ano de 2022, com os estudantes do 9º ano das escolas municipais de Canoas, abrangendo um total de  1.758 participantes. Neste período houve o desenvolvimento de diferentes intervenções para abordar as temáticas propostas, tendo sido qualificado um modelo no qual percebe-se uma maior interação dos adolescentes a partir do último modelo proposto. Cabe ainda destacar que a educação financeira não se restringe apenas ao aspecto individual, mas também contempla questões coletivas e sociais, como consumo consciente, direitos dos consumidores e responsabilidade social.

Biografia do Autor

Esp. Carolina, Fundação La Salle

Psicóloga (CRP 07/32213) graduada pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Psicanalista em formação, Especializanda em Psicanálise: da Clínica a Cultura no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital de Santa Catarina (IEPH de Blumenau), Especialista em Orientação Educacional: Práticas e Conexões com a Atualidade na UNILASALLE e possui formação em Psicologia Escolar no Centro de Aperfeiçoamento em Psicologia Escolar (CAPE). Atualmente é psicóloga na Equipe de Educação do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) na Fundação La Salle em parceria com o PROCON de Canoas, oferece psicoterapia de Orientação Psicanalítica, é integrante da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE) fazendo parte da Coordenação Colegiada do RS e é colaboradora da Comissão de Educação do Conselho Regional de Psicologia (CRPRS).

Jeferson, Fundação La Salle

Psicólogo, graduado pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS) - São Leopoldo/RS, com ênfase em Práticas Sociais e Institucionais (2022). Atua na área clínica e social, tendo experiência de trabalho em consultório e nas políticas públicas de Saúde (com foco em Atenção Básica, Cuidado Integral no Território, Programa Primeira Infância Melhor - PIM e Controle Social junto ao Conselho Estadual de Saúde do Rio Grande do Sul) e Assistência Social (com foco em garantia de direitos, serviços de fortalecimento de vínculos para crianças e adolescentes e no acompanhamento de famílias através do Programa de Atenção Integral à Familia - PAIF). Compõe a equipe do Núcleio de Apoio ao Superendividado - NAS Educação da Fundação La Salle em parceria com o PROCON da cidade de Canoas/RS, promovendo ações de sócioeducação e educação financeira como estratégias para a prevenção ao superendividamento. Atuou como Bolsista de Iniciação Científica no Programa de Pós-Graduação em Psicologia Clínica da UNISINOS, tendo integrado o Núcleo de Estudos em Casais e Famílias (NECAF) da UNISINOS.

Esp. Diego, Fundação La Salle

Educador e Consultor Financeiro. Especialista em Educação Financeira com neurociência para docência, pós graduado em Finanças pelo Centro Universitário Ritter dos Reis (UniRitter), graduado em Administração de empresas pela Universidade de Cruz Alta (UNICRUZ) e mestrando em Tecnologia Emergentes na Educação pela Must University da Flórida/USA. Founder da .brio - Equilíbrio Financeiro, professor de Educação Financeira no Ensino Fundamental, Médio e Técnico. Educador Financeiro do Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) - Núcleo Educação do PROCON, Canoas/RS. Idealizador do Encontro Gaúcho de Educação Financeira. Autor do livro-curso-multiverso: “Qual é o melhor investimento? DEPENDE!” Da série Infinitas Possibilidades! Representante estadual do Rio Grande do Sul da Associação de Profissionais Orientadores e Educadores em Finanças - APOEF

Me. Cláudio, Fundação La Salle

Possui graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul(2005), especialização em Especialização em Controladoria e Finanças pela Faculdade Inedi - Complexo de Ensino Superior de Cachoeirinha(2011) e mestrado em Ciências Contábeis pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos(2013). Atualmente é Proprietário do Escritório Contábil Cláudio Schmitz, Professor Graduação da Faculdades Integradas de Taquara e Educador Financeiro do Fundação La Salle. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Ciências Contábeis. Atuando principalmente nos seguintes temas:atrasos, Inadimplência, Informações Financeiras, Mercado de Capitais.

Me. Jorge, Fundação La Salle

Mestre em Administração e Negócios pela PUCRS (2002), Especialista em Análise de Sistemas pela UNISINOS (1995), Especialista em Educação Inclusiva pela UNIASSELVI (2016) e Bacharel em Ciências Contábeis pela UNISINOS em 1992. Atualmente é graduando em História pela UNILASALLE, é professor na Faculdade QI e também atua como Coordenador na Equipe de Educação no Núcleo de Apoio ao Superendividado (NAS) da Fundação La Salle em parceria com o PROCON de Canoas/RS.

Dra. Karla, Fundação La Salle

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Clínica com período sanduíche na Universidad de Málaga - Espanha. Atua como psicóloga clínica e em consultorias em políticas públicas e ações de prevenção e promoção a saúde mental. Sendo a criadora de Programas como o EBA (Encontros de Bate papo com Adolescentes), Adolescer na Contemporaneidade e Meninas Cidadãs (lei 6187/2019 no Município de Taquara RS), atualmente também é Coordenadora de Projetos da Fundação La Salle.

Downloads

Publicado

01-08-2023

Como Citar

Freitas de Lima, C., Schaefer, J. R., Henrique Guedes dos Angelos, D., Roberto Schmitz Júnior, C., Marcelo Wohlgemuth, J., & Rafaela Haack, K. (2023). PREVENÇÃO AO SUPERENDIVIDAMENTO: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA DO NAS EDUCAÇÃO EM INTERVENÇÕES COM ADOLESCENTES DO MUNICÍPIO DE CANOAS. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, 14(1). Recuperado de https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/142

Edição

Seção

Artigos

Categorias