A HISTÓRIA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL EM REVISTAS CIENTÍFICAS ENTRE 2008 E 2018
Palavras-chave:
Educação Profissional. Ensino Profissional. Ensino Profissionalizante. Educação e trabalho.Resumo
O presente trabalho busca a partir de uma revisão bibliográfica pesquisar e analisar
como o tema da Educação Profissional é abordado na Imprensa Periódica
Pedagógica e Científica, no período de 2008 até 2018. Para isso serão analisadas
duas revistas acadêmicas: RBHE: Revista Brasileira de História da Educação , que
se relaciona com uma associação nacional, a SBHE (Sociedade Brasileira de
História da Educação) e a RHE: Revista de História da Educação , que se relaciona
com uma associação regional, a ASPHE (Associação Sul-Rio-Grandense de
pesquisadores em História da Educação). A escolha das revistas se deve ao fato de
ambas serem muito bem avaliadas e conceituadas pela CAPES (Qualis/Capes A1).
Já o recorte temporal de 2008 até 2018, se justifica por ser o ano de 2008, o ano de
criação dos Institutos Federais e o pequeno período de tempo do recorte se explica
em função do tempo disponível para realização do trabalho. As revistas periódicas
pedagógicas analisadas, tanto a RBHE (Revista Brasileira de História da Educação),
quanto a RHE (Revista de História da Educação), contribuíram e continuam ainda
contribuindo, para a construção de um discurso educacional especializado, e o
interesse em pesquisar as publicações elaboradas por essas revistas científicas se
justifica pelo interesse em conhecer e entender esse discurso, especificamente
aquele relacionado à Educação profissional, a partir das publicações pertencentes
ao período de 2008 até 2018 e também pelas duas revistas científicas serem muito
bem avaliadas e conceituadas pela CAPES. Como mencionado anteriormente, o
recorte temporal definido para esta pesquisa é entre 2008 e 2018. Em 29 de
Dezembro de 2008 o Presidente da república sancionou a lei nº 11.892 que instituiu a rede federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, criando os
Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia.
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