ESTUDO DE MODELOS PEDAGÓGICOS E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MÚSICA

Autores

  • Mateus Marona da Silva Faculdade QI Brasil

Palavras-chave:

Música, Arte, Didática

Resumo

Uma ciência. Uma forma de Arte. Uma expressão puramente técnica. Apesar de o tema manter-se sempre renovado e ser constantemente objeto de árduo estudo e dedicação através de Comunidades Acadêmicas, Artísticas, além de tantos outros grupos e associações de estudo e pesquisa, ao longo de muitos séculos, não se fez possível até o presente momento determinar conceitualmente um parecer que traga luz e corrobore uma visão harmônica, consonante e definitiva acerca do significado da Música, como forma, tema, objeto ou sentido. A Comunidade Científica, inclusive, através de Psicólogos, Terapeutas, entre tantos outros especialistas, vem se debruçando sobre o tema, no entanto, uma visão única não existe, não há consenso, e é justamente este debate que tanto enriquece a Música como tema de estudo, e a torna sempre tão complexa e interessante. Música sim pode ser caracterizada como uma linguagem, externada conscientemente neste formato somente através da humanidade, podendo inclusive ser uma ferramenta de comunicação do coração. Sem a concepção de ritmo, por exemplo, como saberemos se nosso coração está saudável, ou se nossa respiração não nos faltará em segundos? Ritmo é um componente constituinte intrínseco indispensável na música, e naturalmente para a existência humana. Mas também nos mostra a ideia de que a música tem grandes influencias sentimentais e psicológicas no ser humano. 

Abordaremos a educação musical em sua forma mais orgânica, com suas realidades e suas vertentes pedagógicas, e mesmo a construção do ensino de música em forma prática, o objeto consequentemente produzido e aplicado no ambiente de estudo. 

Biografia do Autor

Mateus Marona da Silva, Faculdade QI Brasil

Tutor no Eixo de Tecnologia da FAQI

Downloads

Publicado

01-08-2021

Como Citar

da Silva, M. M. (2021). ESTUDO DE MODELOS PEDAGÓGICOS E SUA APLICAÇÃO NO ENSINO APRENDIZAGEM DE MÚSICA. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, 10(2), 18. Recuperado de https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/36

Edição

Seção

Artigos