TECLIBRAS: FERRAMENTA DE ENSINO E AUXÍLIO À COMUNIDADE SURDA NO USO DE TECNOLOGIAS

Autores

Palavras-chave:

Libras, Aplicativo, Acessibilidade, Inclusão, TecLibras

Resumo

O Brasil tem aproximadamente 10,7 milhões de pessoas com deficiência auditiva e muitas enfrentam diversas dificuldades. Apesar de diversos projetos inovadores para acessibilidade, nem sempre são acessíveis pela dificuldade dos surdos de lidar com a tecnologia. Talvez a solução de maior impacto e promover uma maior inclusão seja auxiliar no domínio do uso de aplicativos já acessíveis (como Whats, Meet, Messenger, etc). Assim, por conta desta dificuldade, nasceu o projeto TecLibras. O projeto TecLibras trabalha com a inclusão digital da comunidade surda, o usuário que acessa o app escolhe a ferramenta que deseja aprender e o vídeo que deseja ver, com isso gera um aprendizado maior e usabilidade. Deste modo, esperamos que o projeto TecLibras possa efetivamente contribuir e trazer impactos positivos na inclusão digital destas pessoas, permitindo o domínio de tecnologias possam facilitar o seu dia a dia.

Biografia do Autor

Kael Sieben dos Santos, Faculdade QI Brasil

Graduando do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas - FAQI

Rodrigo Moreira Barreto, QI Escolas e Faculdades

estrando em Educação (UERGS), graduado em Ciência da Computação (PUCRS). Professor no Curso Técnico de Informática da QI Faculdade e Escola Técnica e coordenador do Centro de Pesquisa Joseph Elbling, da mesma instituição. Integrante do comitê técnico do InovaRS na área “Educação e Tecnologia”. Quatro anos participando de feiras como orientador e coorientador de projetos, auxiliando os alunos a concretizarem suas ideias. São 32 premiações em feiras nacionais e internacionais (com a prata na final continental da Infomatrix Guadalajara em 2018 e a prata na final mundial da Infomatrix Romênia em 2019).

Silvio Cesar, Faculdade QI Brasil

Professor e Coordenador do Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da FAQI

Downloads

Publicado

23-12-2021

Como Citar

dos Santos, K. S., Barreto, R. M., & Viegas, S. C. V. (2021). TECLIBRAS: FERRAMENTA DE ENSINO E AUXÍLIO À COMUNIDADE SURDA NO USO DE TECNOLOGIAS. REFAQI - REVISTA DE GESTÃO EDUCAÇÃO E E TECNOLOGIA, 11(3), 9. Recuperado de https://refaqi.faqi.edu.br/index.php/refaqi/article/view/26

Edição

Seção

Artigos